sexta-feira, 30 de julho de 2010

O Desabafo do Palhaço



-Alegria minha gente,
Estejam sempre contentes!
Dizia o palhaço,
De riso forçado,
Para o povo que ali passava e parava.
Caras cansadas,
Esperanças acabadas.
-Sorriam sempre,
Cantem feliz, (*)
Nunca é hora de desistir!
E o Palhaço,
Já cansado,
Tentava ser engraçado,
Para ele também não era fácil...
Mas ele resistia e dizia:
-Vamos pessoal alegria!
Amanhã é um novo dia!
Tudo vai melhorar!
Vocês podem lutar!
E o Palhaço tentando sorrir,
Continuou e falou:
-Acho que sou feliz,
Sempre encontro onde dormir,
E a criançada quando me vê ri.
-Vivo sempre acompanhado,
Com a minha corneta sempre a tocar,
Continuo a labutar.
-Não peço muito a Deus,
Só pra poder acordar,
E trabalhar,
E continuar levando Alegria.
E o povo que ali ouvia,
O desabafo do palhaço,
Por um instante continuou calado.
E ele ainda mais cansado,
Sua voz já não bradava tanto,
Seus movimentos não eram mais tão rápidos.
Então olhou para todos os lados,
Com o ar desanimado
E falou:
-Semeiem o amor!
Não guardem a dor.
-E obrigado por ouvirem,
O desabafo do Palhaço,
Que apesar de um pouco cansado,
Será sempre grato,
Pela oportunidade que lhe é dada a cada dia ao pôr do Sol.
(...)
E de um imenso silêncio surgem aplausos!
Daquela pequena aglomeração desesperançosa,
Surgiram sorrisos!
E o Palhaço com seu desabafo,
Conseguiu mais uma vez mostrar,
Que a esperança é imortal.
E que com sacrifício,
Se consegue o que se parece impossível.




Monique Garcia, 1996
(*) licença poética

6 comentários:

  1. Dei uma revisadinha,mais não consegui tirar o Cantem feliz,falava pra mim mesma,felizes vai ficar muito sem graça feio sei lá,daí a idéia do asterísco veio do meu marido que queria que eu corrigisse de qualquer jeito.Rimos muito e deixamos assim, os professores de Língua Portuguesa que me perdoem.

    ResponderExcluir
  2. Ei Monique!

    Porque você é nossa seguidora viemos correndo te convidar para participar da Campanha "Ler é Fashion".

    Entre na moda e aproveite para participar do sorteio!

    Beijos

    Fla e Ge
    Equipe "O que elas estão lendo!?"

    ResponderExcluir
  3. Oi, Monique!

    Agora sou eu que estou "te seguindo" por suas bandas.

    Dei uma bisbilhotada por aqui e gostei muito do blog, das postageens e do seu jeito de escrever.

    Alegria e amor, é disso que precisamos.

    Um abração,

    Márcio.

    ResponderExcluir
  4. Adorei Monique!
    Sábias palavras, sábia mensagem!
    Beijos!!!
    Jade
    http://jldfranca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Menina, esse ficou lindo demais, hein!
    Como diz meu amor: Deliciante!

    ResponderExcluir
  6. Venho um tanto (nem tão pouco) atrasado pra me encontrar nos teus versos que tão bem fizeram uma exposição do espírito de Palhaço que habita em nós, do clown que cada qual traz na alma, um símbolo de resistência nesses tempos tão muito dilatados... Em 1996 o meu nariz devia ser de verdade.
    Te agradeço! =o)
    Um abraço do Palhaço, um XêrO no Ôio-esquerdo e um quebra-quexo!!!
    "Cantem feliz" hehe xo)

    ResponderExcluir