terça-feira, 18 de janeiro de 2011

É proibido Falar...

"A Palavra tem Poder", já dizia o poeta ou pensador,ou o sábio indiano,na verdade não sei bem quem disse isso,mas ouço desde muito ,muito,muito tempo...
  A questão é a seguinte, eu aprendi logo no primário que o substantivo dava nome aos seres em geral,e o adjetivo exprimiam qualidades,defeitos ou origem do estado do ser,eu só não entendia porque as palavras ou os termos usados em geral,mudavam tanto.
 Vamos lá então começar pela palavra que me deixa mais confusa: Negro é um adjetivo e substantivo que dá o que falar ,primeiro a cor é negra e a ausência dela também o cara era preto,depois,o cara era negro,agora o cara é Afro-descendente e segundo o último censo do IBGE a cor dele é preta.
  Há alguns anos atrás, nós tínhamos cegos,surdos-mudos,aleijados, mongolóides(essa palavra vem da semelhança de pessoas que nasceram com Síndrome de Down  com os asiáticos mongóis), aidéticos ,leprosos,mendigos, favelados,lésbicas, gays ,prostitutas etc.Isso sem falar nas palavras da moda: intelectual virou formador de opinião,Globalização agora é Mundialização do Capital, Guarda-Roupa Embutido é Closet,Varanda; Hall de Entrada,a nossa velha sala de TV virou  home theater,se eu começar a listar aqui isso não vai ter fim,e para mim o fim de toda a falta de vergonha dos nossos "formadores de opinião",Favela virou comunidade.Não, favela é favela,e na favela existe uma comunidade.
  O que eu quero dizer é ,não adianta ficar inventando sinônimos politicamente corretos para palavras que se tornaram pejorativas com o tempo,o problema não está na palavra mas nas pessoas,venho de um Estado em que as pessoas tem orgulho de serem chamados de Negão ou Negona,a palavra negro se tornou proibida de alguns anos para cá.Fui reclamar de uma auxiliar de enfermagem que cuidou da minha filha num Hospital particular de São Paulo,e a enfermeira chefe falava assim para mim"Mas como era ela".Detalhe:eu já tinha dado o nome completo da auxiliar que era a única negra de plantão,eu falei" eu já te falei o nome completo" Mas eu preciso das características físicas,e a nossa conversa está sendo gravada senhora",a mulher queria que eu falasse negra de qualquer jeito"as características físicas senhora?"Daí eu falei:" Ela tinha um olho torto, acho que falar que a pessoa tem um olho torto realmente é uma coisa horrível, mas do jeito que a coisa anda, se você fala eu amo meu amigo viado,  já era ,o povo já começa a te olhar feio.Não vai adiantar mudar o termo favela se você não dá condições  para a Comunidade que vive nela ter uma vida digna e ser respeitado mesmo como um morador de Favela,não adianta falar deficiente visual ou auditivo ou físico e depois para ficar ainda mais bonitinho,Pessoas com Necessidades Especiais,se você não dá condições para eles se locomoverem nem terem uma educação de qualidade a ,profissional do sexo no Brasil é uma fora da lei e o homossexual é agredido em praça pública,as pessoas tem medo de pegar na mão de um soropositivo,de um portador de Hanseníase então,não passam nem na porta.O que adianta mudar o nome se a nossa atitude continua a mesma,se "ainda somos os mesmos e vivemos como nossos paaaaaaaaais".

5 comentários:

  1. Meu deus!
    lições e lições de vida...
    cada post seu mostra a realidade nua e crua...
    eu tbm acho q as pessoas deveriam parar de ser preconceituosas palavras são palavras e memso q as vezes ofenda, a maldade naum ta nas palavras poq minha mãe me xinga desde q me conheço por gente..
    concordo muito Monique..acho q o preconceito
    e o mal q dá poder as palavras.

    ResponderExcluir
  2. Post muito, muito, mas muito bom mesmo. Apesar de gostar muito do da Branca de Neve e os Sete Anões, tenho que admitir, com certeza esse é o melhor até agora. Com licença, preciso me levantar.
    PLÁCPLÁCPLÁCPLÁCPLÁCPLÁCPLÁCPLÁCPLÁCPLÁC
    (aplausos)

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, Monique. A questão não está nas palavras (ou rótulos), e sim nas atitudes.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  4. Um excelente texto, dona Onça.
    Falou e disse tudo.
    Só uma correção:
    Nossos pais viviam bem melhor que nós....
    Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente! Moro no exterior e so ontem fiquei sabendo dos novos eufemismos: Comunidade e afro descendente. Quando o preconceite existe pode chamar do que quiser, o que impoorta eh a realidade e nao o nome que se da a ela. Vinte anos atras era politicamente correto dizer Negro. Fico me perguntando se esta mudanca nao eh parte da nossa colonizacao cultural. Nos Estados Unidos eh crime falar Negro. Colonizacao cultural eh tao trste quanto o preconceito!

    ResponderExcluir